quinta-feira, 18 de abril de 2013

VESTIDOS DAS PREGAS 3D . TUTORIAL


 
O tutorial para as pregas dos vestidos que fiz a semana passada está pronto!
As instruções são apenas para a execução das pregas mas pode encontrar moldes e tutoriais de vestidos trapézio na net ou desenhar o seu próprio molde com base num vestido de que goste (foi o que eu fiz).
Estas pregas podem ser também usadas noutros projetos como malas (veja a minha nova mala favorita) ou almofadas. E um dia ainda vou usa-las nuns bolsos de saia…

Para fazer estas pregas vai precisar de:
-Tecido (ver quantidade na primeira parte do tutorial),
- Linha da cor do tecido e (opcional) linha de cor contrastante,
- Máquina de costura e ferro de engomar,
- Tesoura, alfinetes e agulhas,
- Fita métrica, esquadro ou régua e caneta lavável,
- Fita-cola (para uma técnica pouco convencional…)

Cortar

Comece por cortar o tecido tendo em conta que, na parte onde vão ser executadas as pregas, vai precisar de uma peça com 3 vezes mais largura que a largura final do vestido nessa zona.
Neste vestido vai ter 9 pregas com 1cm de largura, ou seja:
3 x 9 pregas x 1cm = 27cm
Assim, são necessários 27cm de tecido para obter uma largura final de 9cm na zona com pregas.
Para adaptar o molde original do vestido a esta versão com pregas basta subtrair a largura total do tecido necessário para as pregas à largura final (porque essa largura final já está incluída no molde), ou seja:
27cm – 9cm = 18cm
Basicamente será necessário adicionar 18cm ao molde original para poder fazer as 9 pregas de 1cm sem alterar a largura do vestido.


Nesta fase não é necessário cortar o tecido na zona da gola de acordo com o molde original. É preferível deixar algum tecido a mais (cortando a direito) e “apara-lo” apenas depois de terminadas as pregas.


Preguear

Para preguear o tecido comece por marcar as pregas. Faça as marcas no lado direito do tecido com caneta própria (eu uso as canetas das miúdas porque são super laváveis.)
Vou, mais uma vez, usar o exemplo das pregas de 1cm mas pode adaptar a qualquer medida. Começando num dos limites marque 0,5cm, depois 2cm, depois 1cm e de seguida vá alternando espaços de 2cm e de 1cm até lhe sobrar 0,5cm (ao chegar ao limite oposto da zona a preguear).


Marque também a altura das pregas. Para isso deverá começar por marcar, com a ajuda do molde, o ponto mais baixo da gola (não se esqueça de descontar a costura). Depois deverá marcar o ponto de início das pregas, mais ou menos 1cm ou 1,5cm abaixo. E, por fim, marque o ponto onde as pregas terminam. Este vestido terá 7 pregas com 2cm de altura, ou seja, a altura total será 14cm.


Forme as pregas dobrando o tecido (cotas com costas) de forma a alinhar as marcas que estão afastadas 2cm. Prenda com alfinetes e cosa com ponto corrido ao longo da linha de marcação de cada prega. Não se esqueça de rematar a costura na parte inferior para não se desfazer. Normalmente gosto de fazer esse remate à mão (porque sou picuinhas…) mas pode rematar à máquina. Neste caso, a parte superior não necessita de ser rematada porque vai ser cortada mais tarde (quando se montar o vestido e coser o tecido exterior ao forro para formar a gola).
Repita este passo para todas as pregas.


As pregas estão feitas! Agora terá que as “espalmar”. Comece por prender o tecido, bem esticado, à tábua de engomar com alguns alfinetes. Depois engome cada prega distribuindo o tecido de forma igual para ambos os lados da sua costura (tenha cuidado para não passar com ferro por cima dos alfinetes, se usar alfinetes com cabeça plástica!). Quando terminar as pregas deverão tocar umas nas outras, sem se sobreporem, e ter um especto uniforme.


Finalizar

Para coser as linhas horizontais que definem as pregas uso a tal técnica pouco convencional… Em vez de prender o tecido com alfinetes e marcar a linha com uma caneta lavável, uso fita-cola. A fita-cola funciona como um “dois em um” porque não deixa o tecido sair do sítio e, ao mesmo tempo, serve de guia de costura.
Usando esta técnica, corte 7 tiras de fita-cola e cole-as ao tecido no sítio exato onde vão ficar as pregas, recorrendo às marcas de início e final das pregas que fez anteriormente. Cosa cuidadosamente entre as tiras de fita-cola, começando e acabando um pouco antes e um pouco depois de cada uma das pregas. Remate à mão cada uma das linhas de costura.

 
Retire a fita-cola e engome bem todas as pregas (esta vai ser a ultima vez que o vai poder fazer!)

 
O “levantar” das pregas é feito à mão. Deverá começar por passar a agulha do avesso para a frente no centro da prega, apanhar um lado e depois outro e puxar para que se juntem. Depois é só dar mais uns “pontinhos” e voltar a passar a agulha para o avesso para poder rematar sem se ver.

 
Repita este processo para as restantes pregas. Dá algum trabalho mas é bem divertido ir vendo o tecido a ficar tridimensional…

 
Costurar

Pode agora voltar a pôr o molde em cima do tecido e dar a forma final à gola. Depois é só costurar seguindo as instruções de execução do vestido.

Espero que tenham gostado do tutorial e, se tiverem alguma dúvida ou sugestão, contactem-me!
Aqui ficam mais umas fotografias das miudas e boas costuras! (Fico à espera de ver os resultados!)





12 comentários:

  1. Oh WAU! Very original and innovative. Would not have guessed You made them like that. We´ll see if I have enough patience to try this. Would certainly be worth while.

    ResponderEliminar
  2. Amazing! Thank you for this tutorial - the dresses look so adorable. Great new banner :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you!
      I'm so glad you noticed (and liked) the new banner!

      Eliminar
  3. Wow - these are amazing!!! Thanks for sharing.

    ResponderEliminar
  4. Marta Maria adorei, agora a Quiquinha tb vai ter um vestidinho assim!! Muito Obrigada!!!
    Joana

    ResponderEliminar
  5. OH my..... this tute is beyond words...thanks a lot, i really have to try this technique

    ResponderEliminar
  6. Uau, simplesmente fantástico! Vou experimentar! Obrigada pelo tutorial! :)

    ResponderEliminar
  7. amei vou fazer um desse para minhas netas muito bom parabéns DEUS abençoe pela dica pois amo esses pequenos detalhes que fazem o charme nas peças.

    ResponderEliminar
  8. Olá, excelente tutorial! Obrigada por compartilhar. Fiquei com uma dúvida: para as linhas horizontais, você remata (no Brasil dizemos arremata) à máquina para não desfazer a costura?
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Olá Bia! Muito obrigada pela sua mensagem.
    Sim, as linhas horizontais eu rematei à mão para ficar bem perfeitinho.

    ResponderEliminar