sexta-feira, 22 de junho de 2012

O MEU PRIMEIRO TUTORIAL . VERSÃO EM PORTUGUES

O meu primeiro tutorial está pronto!
E foi hoje plublicado no blog Project Run and Play.
Muito obrigada Liz e Elizabeth!

O tutorial que hoje apresento é uma transformação de uma camisa de homem num vestido de verão para menina.
Para fazer esta transformação necessita de uma camisa de homem e de 15cm de tecido com 1,50m de largura.
DESFAZER A CAMISA
Comece por tirar os bolsos, se existirem, e por separar a parte da frente, a parte de trás e as mangas da camisa. Para o vestido vamos apenas usar a parte da frente e a parte de trás da camisa. Deixe as bainhas inferiores porque podem ser aproveitadas.

DESENHAR O MOLDE
Para fazer o molde comece por tirar a medida à volta do peito e a altura das maminhas aos joelhos da criança. A Inês, para quem fiz este vestido, tem 52cm à volta do peito e 40cm das maminhas aos joelhos.
Como as duas peças, frente e costas são iguais, basta fazer a seguinte conta para obtermos a medida da largura superior:
1 – Dividir a medida à volta do peito por 2, ou seja: 52/2=26cm
2 – Somar 1cm de folga par ao vestido não ficar apertado: 26+1=27cm
3 – Somar 2cm para as costuras laterais: 27+2=29cm
4 – Somar 2cm por cada prega a executar, num total de 6 pregas: 29+2x6=29+12=41cm
Para a largura inferior o melhor é usar a largura total da camisa para o vestido ficar com bastante roda mas aconselho a não ultrapassar duas vezes a largura do peito. No vestido da Inês a parte de baixo mede 98cm, ou seja menos de 2x52.
Se conseguir usar a bainha original da camisa, a altura que mediu será a altura final do molde. No caso da Inês, são 40cm. Caso tenha que fazer uma bainha deverá acrescentar cerca de 3cm.
Em altura o molde começa por ser completamente a direito na zona onde se vão executar as pinças do peito. Depois vai alargando para formar a saia de acordo com o que a largura da camisa permitir. O comprimento das pinças é definido de acordo a posição que se pretende para a faixa que forma o laço nas costas. Para a Inês deixei 12cm.

CORTAR DAS PEÇAS DO VESTIDO
Corte os tecidos da parte de trás e da parte da frente de acordo com as medidas anteriores.


Para as faixas do peito corte duas tiras de tecido de flores com 7cm de largura e 70cm de comprimento. Acrescente um pouco ao comprimento caso esteja a fazer o vestido para uma criança maior.
Para a faixa da orla superior do vestido corte uma tira com 7cm de largura e comprimento igual a largura do peito mais 6cm. No caso da Inês: 52+6c=58cm.
Para as faixas das alças corte duas tiras de 7x30cm. Acrescente um pouco ao comprimento caso esteja a fazer o vestido para uma criança maior.

MONTAR DO VESTIDO
Dobre o tecido das faixas do peito em dois no sentido longitudinal, frente contra frente, e cosa ao longo de um dos lados curtos e de um dos lados longos. Corte os cantos da ponta costurada e vire o lado direito para fora com ajuda de um alfinete de dama.


Proceda do mesmo modo para as alças mas cosendo uma face longa e duas curtas e deixando uma pequena abertura na face longa para revirar a peça. Feche essa abertura com pontos invisíveis feitos à mão.
Faça 3 pinças equidistantes na parte superior dos dois lados do tecido das costas e do tecido da frente, num total de 12 pinças. Não se esqueça que as pinças são todas viradas para os lados de fora do vestido. Marque as pinças, com ajuda de alfinetes ou linha de alinhavar, a partir do meio do vestido da seguinte forma:
1 – Medida do meio até à primeira pinça: 2,5cm
2 – Medida da pinça: 2x1cm
3 – Medida do espaço entre pinças: 1,5cm
Ou seja: 2,5 + 2 (pinça) + 1,5 + 2 (pinça) + 1,5 + 2 (pinça).
Na base das pinças interiores da frente prenda as pontas inacabadas das faixas do peito. Cosa cada uma das pinças com a altura definida (12cm no caso do vestido da Inês) e depois pesponte-as.


Colocando o lado direito contra o lado direito das peças da frente e das costas, cosa ao longo das costuras laterais. Não se esqueça de rematar estas costuras com ponto zig-zag (ou chulear) para que o tecido não desfie e de abrir as costuras com o ferro depois de coser.


Alinhe o limite da faixa de remate da orla superior com o limite do vestido, frente contra frente. Deixe a faixa 1cm mais longa em cada ponta para o remate. Revire o tecido 2,2cm e depois 1cm, de forma a ficar coincidente com a costura anteriormente executada. Revire as pontas junto à carcela para as rematar e peponte ao longo de toda a fita.


Cosa a parte da frente das alças ao interior do vestido, alinhadas com as pinças exteriores. Antes de coser a parte de trás, experimente o vestido na criança para que as alças fiquem com o tamanho certo. As alças da parte de trás podem ser cosidas junto às pinças interiores ou exteriores. No vestido da Inês alinhei-as com as pinças interiores para as alças não estarem sempre a cair para os ombros.

Se quiser pode ainda mudar os botões ou juntar uma aplicação.
Com as mangas da camisa pode fazer uma fita de cabelo a condizer. Veja o tutorial aqui.


Agora é só roubar uma camisa velha ao marido, pai, amigo, irmão… e costurar!

3 comentários:

  1. Marta, está fantástico! Perfeito! Lindíssimo!
    O Tutorial está super claro.
    A Inês está linda.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada!
    Estou a preparar outros tutoriais.
    Vai aparecendo!
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Amei o vestido! Criativo e fácil de fazer para quem está aprendendo a costurar como eu.Bjsss.

    ResponderEliminar