terça-feira, 17 de abril de 2012

FERRAMENTAS . TOOLS


Este fim-de-semana veio cá a casa a Paula que também costura. Adorei ter, finalmente, alguém com quem falar sobre tecidos, bainhas, alfinetes e tudo o mais.
A Paula não é autodidata como eu. Costura desde pequena e aprendeu com uma “mestra”. É muito curioso porque a sua forma de costurar e de organizar os projetos é totalmente diferente da minha. Fartei-me de aprender!
Fiquei especialmente contente porque me parece que, em grande parte, foi este blog que a fez começar a costurar para a filha. Alguém mais quer começar também?
Não é tão complicado quanto parece. Basta ter paciência e alguma imaginação…

Hoje vou mostrar as “ferramentas” que uso no meu trabalho de costura. Muitas delas não são sequer de costura, outras sim.


Eis as que não são de costura:
- Canetas de feltro super laváveis das miúdas para marcar os tecidos.
- Caixa de chá para guardar as canelas da máquina de costura.
- Pincel que a minha avó usava para dar os últimos retoques no cabelo armado com laca, agora usado para limpar o pó do interior da máquina de costura.
- Caixa de comprimidos, oferecida por uma amiga, usada para guardar alfinetes de dama que fui juntando das etiquetas de roupa que comprei.
- Esquadro dos meus projetos de arquitetura agora usado também na costura (não consigo viver sem ele!).
-Tesoura de unhas, roubada ao Zé Guilherme, com as pontas fininhas, ótima para desmanchar costuras, abrir casas e fazer todo o tipo de trabalho mais minucioso.
- Fita-cola que também vem do trabalho de arquitetura e que uso para prender os moldes aos tecidos porque não gosto dos “altos” que os alfinetes fazem.
- Pau de laranjeira para arranjar as unhas agora usado para virar os cantos.
E as que comprei especificamente para este trabalho:


- Tapete de corte muito grande, oferecido pelas minhas amigas.
- Ferramenta para colocar molas de pressão e evitar fazer casas de botões.
- Fita-métrica amarela como as dos anos 80.
- Agulhas de vários tamanhos.
- Alfinetes com as pontas coloridas para os poder ver bem quando caiem ao chão, que fazem as delícias das minhas filhas e são o stresse do Zé Guilherme.
- Tesoura oferecida pela tia Carmo.
- Cortador rotativo xpto oferecido pelas minhas amigas e que me facilita imenso a vida.
- Linha de alinhavar para fazer tudo muito perfeitinho.
A máquina de costura é uma Singer que era da minha avó e tem uns 40 anos. É muito básica mas isso até é bom…

This weekend I had a visit from my friend Paula how also sews. It was great to finally have someone to talk about fabrics, hems, pins...
Paula is not a self-taught like me. She sews since childhood and has learned from a "master". It is very curious because the way she sews and organizes her projects is totally different from mine.
I’ve learned a lot!
I was especially happy because it seems that this blog helped her to start sewing for her daughter.
Anyone else wants to start sewing too?
It's not as difficult as it seems.
You just have to have some imagination and be a bit patient ...
Today I will show you the "tools" I use in my sewing work.
Some are real sewing tolls, but many of them were not even made for it.
Here are the ones that are adapted:
- Teresa and Ines’s super washable felt pens that I use to mark the fabrics.
- A tea box where I keep the shins from the sewing machine.
- My grandmother’s small hair brush that I use to clean the dust from the sewing machine’s inside.
- A pill box, offered by a friend, where I keep safety pins that I’ve been collecting from clothes’ labels.
- A square from my architectural projects now also used in sewing (I can’t live without it!).
- Some nail scissors, stolen from Ze Guilherme, with thin edges, good for opening seams, making buttonholes and do all kinds of thorough work.
- Tape that also comes from my architecture work and that I use to hold the patterns to the fabrics because I do not like the "bumps" that the pins do.
- A nail stick now used to turn the fabric’s corners.
And here are the ones that I got specifically for sewing:
- A very large cutting mate, offered by my friends.
- A tool to apply pressure springs (this way I don´t need to make buttonholes).
- A yellow meter.
- Needles of various sizes.
- Pins with colored heads so I can spot then when they fall to the ground (my daughters love them but they are a nightmare for Ze Guilherme).
- A pair of sewing scissors offered by my aunt Carmo.
- A great rotary cutter, offered by my friends, that makes my life a lot easier.
- Some line tack to make everything very, very perfect.
My sewing machine is a Singer that was given to me by my grandmother and has about 40 years. It is very basic but I think that’s good...

Sem comentários:

Enviar um comentário